FAPERJ Nota 10 (M e D) e CNPq (D) – 2018 (RESULTADO)

Edital Interno – Seleção de Candidatos à Bolsas de Destaque

FAPERJ Nota 10 (M e D) e CNPq (D) – 2018

Rio de Janeiro 11 de março de 2018

Prezados colegas,
Boa tarde.

É com grande satisfação que divulgo o resultado da seleção de bolsas especiais do PPGCAL.

Inscreveram-se no processo 07 discentes de Doutorado para concorrer à 01 bolsa FAPERJ Nota 10 e inicialmente 03 bolsas CNPq. A comissão de avaliação de candidaturas foi formada pelo coordenador do Programa, Prof. Alexandre Torres, pela Profa. Vânia Paschoalin (membro interno) e pelo Prof. Robson Monteiro (Dep. Bioquímica Médica; membro externo).

A comissão considerou para a classificação os itens de produção constantes do Edital interno (Produção bibliográfica e técnica vinculada ao PPGCAL; Prêmios e distinções; Bolsas e auxílios recebidos em nome do(a) aluno(a); Experiência acadêmica internacional; Histórico escolar do Curso em andamento). Somente foi considerada produção bibliográfica no período do curso em andamento, exceto por artigos completos e patentes que, quando anteriores ao curso em andamento, foram considerados com ponderação (50% da pontuação de produção durante o curso). Os artigos foram convertidos em Equivalentes A1 na área, conforme os pesos atribuídos pela CAPES. Os membros da comissão ficaram bem impressionados com a qualidade dos candidatos, especialmente por sua produtividade ligada ao Programa. Segue anexa a planilha de pontos e sua ponderação, que foi aplicada para classificação dos candidatos.

Classificação e bolsas indicadas

Doutorado:

Classificação – Nome do(a) discente – bolsa indicada – início da vigência

1- Fernanda Medeiros – FAPERJ Nota 10 – Março/2018

2- Carla Vieira – CNPq – Março/2018

3- Luísa Ozório – CNPq – Março/2018

4- Caroline Coelho – CNPq – Abril/2018

5- Rodrigo Gouvêa – CNPq – Abril/2018

6- Marselle Marmo

7- Jully Fraga

Obs: Uma vez que a discente indicada para bolsa FAPERJ Nota 10 aguardava para entrar na folha de pagamento de bolsa CNPq (selecionada em 2017), o PPGCAL contou com 04 bolsas de Doutorado do CNPq que foram distribuídas, uma a mais do que foi inicialmente divulgado.

Mestrado:

Classificação – Nome do(a) discente – bolsa indicada – início da vigência

1- Luiz Felipe dos Santos – FAPERJ Nota 10 – Março/2018

Aos candidatos selecionados para bolsa FAPERJ Nota 10, devem fazer a solicitação no sisFAPERJ conforme previsto no Edital, o mais rápido possível; ao final clicar na opção “Enviar para o Orientador”. Em seguida, o orientador deve acessar seu sisFAPERJ e verificar a solicitação do(a) discente; ao final clicar “Enviar para o Coordenador”. O prazo final para submissão pela coordenação é 15/03!!

A coordenação felicita aos candidatos indicados para bolsas especiais!

Atenciosamente, Alexandre

ANEXO: Seleção de Candidatos Bolsas Especiais

———————————————————————-

Rio de Janeiro, 27/02/2018

Estão abertas as inscrições para seleção de bolsas especiais no PPG em Ciência de Alimentos (PPGCAL), conforme a seguir: 1- bolsas FAPERJ Nota 10 (Edital FAPERJ Nº1/2018; 1 bolsa de Doutorado e 1 bolsa de Mestrado); bolsas de Doutorado CNPq, com taxa de bancada (cotas do Programa; 3 bolsas).

Inscrição:

1-    Enviar por e-mail (torres@iq.ufrj.brdanielperrone@iq.ufrj.bre ppgcal@iq.ufrj.br) o formulário de inscrição preenchido, Histórico Escolar atualizado (pode ser o não-oficial, emitido no SIGA; com data de emissão posterior ao lançamento dessa chamada), o CV Lattes atualizado emitido através da Plataforma Lattes (que também precisa estar atualizado no perfil público) e a documentação comprobatória do CV (observar os itens que serão considerados na avaliação de candidaturas, detalhados abaixo).

2-    Prazo para inscrição: 07/03/2018

Critérios de seleção:

– O principal fator a ser considerado para a seleção é o rendimento acadêmico/científico do(a) aluno(a) vinculado ao PPGCAL. Ítens de rendimento a serem considerados:

1- Produção bibliográfica e técnica vinculada ao PPGCAL (em co-autoria do(a) aluno(a) com docente do Programa e em tema vinculado à projeto do Programa): artigos completos em periódicos (publicados ou aceitos; pontuados de acordo com a estratificação Qualis-CAPES da área de Alimentos); Patentes (pontuadas de acordo com o estágio de aplicação da invenção); resumos publicados em periódicos; trabalhos completos e resumos expandidos em congressos; resumos em congressos; trabalhos de divulgação científica.

2- Prêmios e distinções.

3- Bolsas e auxílios recebidos em nome do(a) aluno(a).

4- Experiência acadêmica internacional.

5- Histórico escolar do Curso.

São elegíveis à bolsa FAPERJ Nota 10 discentes que tenham cursado exatamente a metade de seu curso em fevereiro de 2018, 12 meses para o Mestrado e 24 meses para o Doutorado.

Processo seletivo: As candidaturas serão avaliadas por comissão designada pela coordenação do Programa, considerando os candidatos inscritos (orientadores e co-orientadores não serão incluídos na comissão). A comissão será formada por um membro externo e um membro interno do PPGCAL, que não seja orientador ou co-orientador de candidatos inscritos nessa seleção.

A Banca Examinadora examinará a documentação dos candidatos, que serão classificados com base nos quesitos previamente estabelecidos, de acordo com seu desempenho acadêmico-científico vinculado ao PPG e especialmente à produção associada ao curso em andamento (a partir da data de matrícula). O resultado da avaliação será divulgado por e-mail aos candidatos a partir do dia 08/03/2018.

Período de indicação de bolsas:

1-    FAPERJ Nota 10: serão indicadas de 12 a 15 de março (prazo máximo previsto pela FAPERJ), para vigência a partir de março (primeiro depósito em abril/2018)

2-    Doutorado CNPq (bolsas GD): serão indicadas em março (01 bolsa) e abril (02 bolsas). A indicação dos bolsistas será feita de acordo com a ordem de classificação nesse processo seletivo.

TAXA DE BANCADA

EDITAL NOTA 10 – 2018